O objetivo é reduzir a zero as alíquotas do PIS/Pasep e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) incidentes sobre a receita bruta decorrente da venda desses caminhões no mercado interno. Além de isentar do Imposto sobre Produtos industrializados (IPI) os veículos vendidos aos transportadores autônomos de cargas.
O projeto, relatado pelo senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), foi aprovado nesta quarta-feira (12) na Comissão de Infraestrutura (CI). O relator destaca que há mais de 2 milhões de veículos de carga em circulação em todo o país, dos quais cerca de 50% pertencem a motoristas autônomos.
Os veículos especificados no projeto são caminhões chassi com carga útil igual ou superior a 1.800 kg e caminhão monobloco com carga útil igual ou superior a 1.500 kg. A proposta também estimula a renovação da frota. O relatório aponta que a idade média desses veículos é superior a 18 anos.
Flexa Ribeiro acrescenta que o escoamento da produção agrícola, no Brasil, ainda depende fundamentalmente do transporte rodoviário.
Fonte: Boa informação
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