Colisão traseiras e outros imprevistos que possam comprometer segurança na estrada, podem ser evitados se o carreteiro conhecer a relação velocidade-distância de frenagem e os fatores que a alteram
Por Daniela Giopato - Foto: Arquivo
Para o gerente de consultoria do CEPA, Dennys Riper, o condutor seguro controla sua velocidade sabendo que assim ele preserva sua integridade e não transfere o risco a terceiros. Cita como exemplo um caminhão trator com semirreboque de 19,80m, carregado com 40 toneladas a uma velocidade de 80 km/h. A distância média total de parada será de 98 metros. Em outro caso, um caminhão biarticulado de 25 metros e carregado com 60 toneladas, também a 80 km/h precisa de uma distância segura de parada de 108 metros.
O fato do motorista não respeitar e desconsiderar o espaço disponível para frear ou manobrar é a principal causa da colisão traseira, um dos acidentes mais comuns. Para evitar esse risco, o motorista deve conhecer a relação velocidade-distância de frenagem e os fatores que a alteram. É necessário guardar espaço à frente que lhe permita manobrar ou parar sem risco de colidir ou perder o controle da unidade. "Em condições adequadas, o motorista de veículos articulados deve aplicar a regra dos seis segundos de separação do veículo da frente. Dirigindo sob neblina, chuva ou com pavimento irregular, aumente este espaço de segurança para oito segundos", acrescenta Riper.
FONTE O CARRETEIRO
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