Um dos destaques é o exclusivo VW Constellation 31.320 6×6 Militar – 10 QT, totalmente desenvolvido no Brasil para atender as necessidades do Exército, e exposto no estande da montadora. O protótipo, equipado com motor eletrônico, está em fase de testes pelo Centro de Avaliações do Exército (CAEX), onde já apresentou excelente desempenho. Outra novidade para este ano é um veículo importado da Alemanha, o MAN HX 32.440, de uso militar, com tração 8×8. O caminhão possui cabine blindada que permite transporte de tanques de combustíveis e até lança-mísseis.
Desde sua primeira participação, a montadora lança na feira produtos sob medida, como o VW Worker 15.210 4×4, primeiro caminhão Volkswagen homologado pelas Forças Armadas, que volta novamente ao evento em configuração especial para missões do Exército. Produto mais vendido da montadora para esse segmento, é do tipo operacional militarizado, com tração integral, capaz de transportar cinco toneladas em qualquer tipo de terreno e são usados em diversas operações, inclusive em missões de paz no Haiti.
Até o final de 2013, a MAN Latin America atingirá a marca de 4 mil caminhões vendidos às Forças Armadas no Brasil, dentro do conceito Sob Medida que consagrou a empresa. Grande parte desse volume está inserido nos investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Equipamentos, do Governo Federal.
Para a mais recente licitação, a montadora entregará caminhões em configurações especiais para o combate à seca no Nordeste: uma delas com carroceria de madeira, para transporte de reservatórios de água flexíveis, e outra com tanque para transporte de até mil litros de água, conhecido como caminhão-pipa. Após essa operação, os veículos serão utilizados para o transporte de equipamentos em novas missões do Exército.
Delegações oficiais de diversos países, incluindo Argentina, Chile, Peru, Bolívia, Uruguai, Angola, Nigéria e Suriname, já confirmaram visitas ao estande da MAN na LAAD 2013.
Caminhão brasileiro 6×6 supera expectativas
A novidade é capaz de transpor cursos d’agua de até um metro de profundidade, vencer rampas com 60% de inclinação e obstáculos com 30% de inclinação lateral. O veículo também foi aprovado em testes do Exército Brasileiro e subiu com tranquilidade um degrau com mais de 30 centímetros de altura. A próxima fase de aprovação será feita pelo CAEX.
O novo chassi foi desenvolvido pela engenharia da MAN Latin America em conjunto com o centro de modificações BMB Mode Center, parceiro da empresa e também instalado na cidade de Resende (RJ), ao lado da fábrica da montadora. O centro, que possui mais de onze anos de atividades, é responsável por modificações em diversos caminhões e ônibus da marca Volkswagen, incluindo os do Exército, que necessitam de modificações. Desde 2006, quando foi inaugurado, o BMB já modificou mais de 100 mil veículos.
MAN HX 32.440 8×8 chega da Alemanha para a LAAD
Conhecido comercialmente como MAN HX 77, o modelo está equipado com motor MAN D2066 de 440 cavalos de potência e possui torque máximo de 2.100 Nm. O motor está preparado para atender às normas de emissões de poluentes Euro 4 e utiliza a tecnologia EGR de recirculação de gases. Com um PBT (peso bruto total) de 32 toneladas e capacidade de carga de até 21 toneladas, o veículo possui tração em todas as rodas, tornando-o apto para trafegar em qualquer tipo de terreno (QT). Além disso, está preparado para operar em condições extremas de temperatura (de -32ºC a 49ºC).
À toda prova
O ingresso no segmento de veículos para uso militar requer a oferta de produtos robustos e confiáveis para atender às exigentes demandas do setor. Os caminhões Volkswagen e MAN passam por situações extremas durante diversos testes de rodagem realizados pelas Engenharias da fábrica da MAN, em Resende, e em Munique, na Alemanha, além dos rigorosos processos de homologação realizados pelas Forças Armadas do Brasil, principal cliente da MAN nesse segmento.
O projeto do caminhão militarizado Volkswagen incluiu um ano de testes em campos de provas do Exército em todo o Brasil. Um protótipo rodou 34 mil quilômetros nas bases das cidades fluminenses do Rio de Janeiro (Restinga da Marambaia), Mangaratiba (Itacuruçá) e Duque de Caxias. O veículo também passou por Goiânia (GO), Cachoeira do Sul (RS) e por manobras no Estado do Espírito Santo, atendendo aos Requisitos Operacionais Básicos (ROB) do Exército.
A homologação incluiu rodagens por terrenos arenosos, alagados e com lama, além de manobras de embarque aéreo e marítimo, transporte de pontes, uso de biodiesel em mistura B2 (2% de mistura ao diesel convencional) e até testes de balística, conferindo a resistência da cabine a estilhaçamentos. Para certificar a resistência do conjunto motor-transmissão, dos eixos e da suspensão, outro protótipo passou por quatro edições do Rally Internacional dos Sertões, cada uma com cerca de 5.500 quilômetros de estradas sem pavimentação e trilhas em condições extremas.
Sobre a MAN Latin America
Fabricante dos veículos comerciais Volkswagen e MAN, a MAN Latin America é a maior fabricante de caminhões e a segunda maior de ônibus da América do Sul. Com 30,3% de participação nas vendas de caminhões no Brasil em 2012, comercializou 41.422 unidades, garantindo assim a décima liderança consecutiva neste mercado.
Também está no topo entre as exportadoras desse produto. Com mais de seis mil colaboradores, a fábrica da MAN Latin America – uma das mais modernas de caminhões e ônibus do mundo – está instalada estrategicamente na cidade de Resende (RJ), a 150 quilômetros da cidade do Rio de Janeiro e a 250 quilômetros da capital de São Paulo. Conta ainda com cerca de 150 concessionárias, espalhadas por todo o País para garantir amplo atendimento a seus clientes, além de uma rede de importadores. Os produtos da MAN Latin America chegam a mais de 30 países por todo o mundo.
Conhecida mundialmente pelo seu exclusivo sistema de produção – o Consórcio Modular, permite oferecer aos seus clientes uma ampla gama de produtos feitos “sob medida” para cada operação. São mais de 60 modelos de caminhões da marca Volkswagen, sendo 25 modelos destinados ao mercado brasileiro e 26 chassis Volksbus, sendo nove modelos destinados ao mercado doméstico. Em 2012, a MAN Latin America ingressou oficialmente no segmento de caminhões extrapesados com a apresentação de três modelos de caminhões MAN.
Primeiro pool de imprensa na LAAD
A MAN Latin America realiza seu primeiro pool de imprensa na feira LAAD voltado para publicações e cadernos especializados em Veículos na América Latina. Brasil, Argentina, Chile, Peru, Colômbia e Equador estão representados no grupo de jornalistas que, a convite da montadora, vem conhecer as novidades nesse importante segmento do mercado latino de veículos comerciais.
O programa conta com o apoio das áreas de Vendas, Marketing e Pós-Vendas do mercado brasileiro e de exportação. Especialistas ficarão à disposição dos convidados para apresentações e visitas no estande da MAN Latin America e outras exibições interessantes do segmento. A área de Comunicação e Imprensa destacou um time para acompanhar o pool de imprensa durante todo o dia de abertura da LAAD, assegurando que a viagem ao Rio de Janeiro seja ao mesmo tempo agradável e produtiva.
Fonte: MAN Latin America e Blog do Caminhoneiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário