
Transmissão ZF Ecosplit
No Stralis com motorização de 9 litros, foi adotada a caixa de câmbio manual ZF Ecosplit – que desde 2006 é utilizada nos veículos pesados da Iveco. Com 16 marchas à frente e duas à ré, totalmente sincronizadas, o equipamento possibilita que o motor trabalhe na melhor faixa de rotação, proporcionando maior economia de combustível e redução dos níveis de emissão de poluentes.
As 16 marchas da transmissão manual oferecem um escalonamento ideal para topografias mais acidentadas e cargas de 74 toneladas, situações comuns nas operações de transporte no Brasil.
Outro destaque da ZF Ecosplit é o sistema “single H”: De funcionamento simples, confiável e amigável, as marchas são posicionadas em H sobreposto, o que traz maior conforto e desempenho na condução pelo motorista, além de simplificar as trocas. Sua carcaça é de alumínio, portanto mais leve e menos ruidosa. A versão Ecosplit manual também está disponível para o Stralis de 13 litros.
Transmissão automatizada ZF ASTronic
A ZF ASTronic de 16 velocidades é uma das transmissões que carregam umas das mais altas tecnologias já desenvolvidas para equipar caminhões do mercado. A personalização desenvolvida para o Stralis com motor de 9 e 13 litros é sinônimo de maior produtividade e eficiência no uso do caminhão em terrenos acidentados, com a Capacidade Máxima de Tração (CMT) em seu limite máximo legal.
A ZF ASTronic conta com um módulo de controle que foi projetado para a troca de informações com motores eletrônicos. O software que define a estratégia de troca de marchas é exclusivo para o veículo Stralis e foi desenvolvido em conjunto com a engenharia da montadora. Esta tecnologia permite engates de marchas rápidos, precisos e suaves, realizados no momento certo, resultando em menor consumo de combustível, maior durabilidade de todo o trem de força e redução na emissão de poluentes.
Mesmo quando alternada para o modo manual, o sistema eletrônico da transmissão ZF ASTronic não permite trocas abusivas. Outros destaques são a ausência de pedal de embreagem, carcaça também de alumínio e menor tempo de treinamento dos motoristas.
ZF Intarder: Economia, segurança e produtividade

Nos veículos comerciais, o ZF-Intarder chega a ser responsável por mais de 80% da frenagem. Também conhecido como retardador secundário, possibilita que os freios de serviço permaneçam frios e prontos para uso em situações de emergência, permitindo também uma velocidade média maior em declives. Ao contrário dos retardadores convencionais, o Intarder é integrado à transmissão, e oferece cinco níveis de frenagem. O projeto compacto não causa mudanças na transmissão. O dispositivo se encarrega das funções tanto de arrefecimento como de aquecimento. Graças a essa tecnologia é possível atingir mais rapidamente a temperatura adequada de operação do fluído da transmissão, o que faz com que o sistema opere na melhor condição para economizar combustível.
Fonte: ZF
Muy buena información quisiera mucho mas
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