
Com capacidade para tracionar 28 toneladas de carga líquida, 310 cavalos de potência, motor Cummins de 6 cilindros e atributos de conforto como ar-condicionado de série e suspensão pneumática opcional, o caminhão se tornou um verdadeiro fenômeno de vendas.
“Até o lançamento do VW 18.310, não existiam no mercado caminhões com essa capacidade de carga, de até 350 cavalos. Os clientes encontravam apenas veículos menores ou os tradicionais extrapesados. Percebemos essa necessidade e criamos o produto, que se tornou um enorme sucesso de vendas, forçando nossos concorrentes a também desenvolverem veículos para esse nicho”, explica Ricardo Alouche, diretor de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da MAN Latin America.
Os números comprovam as afirmações de Alouche. Entre 2002 e 2005 – período em que o caminhão foi produzido, a empresa chegou a atingir picos de 56% de market share no então novo segmento, composto por veículos na configuração 4×2 até 350 cavalos de potência. Em cinco anos, foram vendidas 12.299 unidades, um recorde para o mercado. “Chegamos a registrar mais de 200% de aumento nas vendas do produto entre 2002 e 2003 e até hoje lideramos o segmento”, diz.
O cavalo mecânico também é sucesso fora do Brasil, tanto que ainda está disponível no portfólio de produtos para exportação. As vendas para países da América Latina e até para outros continentes, como África e Oriente Médio, começaram em 2003. Hoje, já são mais de 350 unidades vendidas no mercado externo.
Estrela global

O caminhão brilhou também nas pistas de corrida por todo o Brasil, já que foi um dos veículos adaptados pela Engenharia da empresa para participar da Fórmula Truck nas temporadas de 2002 a 2005.
A evolução do produto

Com a entrada das novas leis de emissões de gases para veículos comerciais, o PROCONVE P-7, a MAN Latin America renovou novamente sua linha de produtos em 2012, criando o VW Constellation 19.330 ADVANTECH. O cavalo mecânico conta com o motor Cummins ISL de 6 cilindros de nove litros, potência de 330 cavalos e gerenciamento de emissões integrado, com tecnologia SCR de pós-tratamento de emissões com uso de ARLA32, com baixo consumo de combustível, maiores intervalos na manutenção e consequentemente maior disponibilidade do veículo. “Desde 2002 nos mantemos na liderança do segmento. Hoje, temos 42,8% de market share”, ressalta Alouche.
Fonte: Man Latin America
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