Translate

domingo, 21 de outubro de 2012

Resultado do trabalho

Clique para ampliar a imagem
Dona de uma área com mais de 2 milhões de metros quadrados para a construção da fábrica de caminhões no Estado de Santa Catarina, a Sinotruk segue à risca seus planos de se consolidar no mercado brasileiro, sendo num primeiro momento a montagem de veículos em CKD, e depois passar a produzí-los em fábrica própria que pretende iniciar as atividades em meados de 2014. Joel Anderson, diretor geral da Sinotruk no País, fala do processo de certificação da rede, atualmente com 35 concessionárias, e também da expansão com mais nove casas em vários Estados. Com mais de 1.500 caminhões vendidos no Brasil, Anderson afirma que os números são apenas consequências de um trabalho bem feito.

Revista O Carreteiro - Neste mês de setembro, os caminhões da série A7 começam a ser disponibilizados para os transportadores brasileiros, ação que representa um novo passo na estratégia da Sinotruk para o mercado sul-americano. Que balanço que você faz dos resultados obtidos desde o início das operações no Brasil?
Joel Anderson - A família A7 chega para consolidar a marca de caminhões Sinotruk no mercado sul-americano. Essa é a segunda linha de caminhões Sinotruk a ser comercializada graças ao sucesso da linha de caminhões Howo com 1.500 unidades em circulação no Brasil. A busca pela consolidação da marca Sinotruk no Brasil tem tido resultados bastante favoráveis e acima das expectativas. Além disso, já temos uma rede que abrange mais de 80% do território nacional. Com a segunda linha de caminhões Premium, teremos a chance de mostrar ainda mais a qualidade da marca Sinotruk.
Revista O Carreteiro - A estratégia planejada para a consolidação da marca tem sido seguida à risca ou fatos como aquecimento do mercado de caminhões em 2011 e a queda em 2012 provocaram alguma mudança para ajuste de rota? Caso afirmativo você pode citar um exemplo?
Joel Anderson - Apesar de algumas dificuldades enfrentadas como o aumento do IPI para veículos importados e a queda em vendas no mercado de caminhões, os planos da Sinotruk para construir uma fábrica no Brasil continuam. A fábrica, que iniciará suas atividades com montagem em CKD (Knock Down), será instalada em uma área de 1 milhão de metros quadrados e ainda outra área de 1,2 milhões de metros quadrados dentro do complexo industrial destinado aos fornecedores da Sinotruk. O cronograma prevê o período de julho a dezembro de 2012 para aprovações do projeto junto aos órgãos competentes, terraplanagem e outros. De janeiro de 2013 a junho de 2014 estão previstas obras de construção civil, compra e instalação de maquinários para atender a primeira fase do projeto, que posteriormente irá receber investimentos visando atender os índices de nacionalização do novo regime automotivo.
Revista O Carreteiro - Você acredita que o cronograma para entrar em funcionamento em junho de 2014 será cumprido?
Joel Anderson - Sim, acredito. Já anunciamos detalhes do projeto em julho e tudo está caminhando para cumprir o cronograma. As ações estão bastante avançadas.
Revista O Carreteiro - A rede Sinotruk, hoje com 35 casas, iniciou em março deste ano um processo de certificação da rede de distribuidores para garantir excelência no atendimento pós-vendas. Como está sendo desenvolvido este trabalho e qual mudança você acredita será sentida imediatamente pelo mercado?
Joel Anderson - Os trabalhos para a certificação da rede foram montados em três fases. A primeira consiste em realizar um levantamento da estrutura existente das concessionárias por meio de visitas e registro das situações encontradas em cada instalação. A primeira fase foi concluída em agosto. Até o fim deste ano haverá a definição de pré-requisitos básicos de operação com o estabelecimento de prazos para a implementação de ajustes e melhorias. A etapa final, que será a certificação da rede, inicia-se logo após esse processo. Nesse estágio haverá ajustes em distribuidores que necessitam de melhorias para obter a certificação. De acordo com João Silvano Pacheco, gerente de DRD (Desenvolvimento de Rede de Distribuidores), a previsão é obter 50% da rede em estágio avançado para a certificação em 2013.
Com a certificação, a rede ficará ainda mais preparada para atender às exigências cada vez maiores por um pós-venda eficiente e isso será notado de forma rápida pelo mercado, já que o pós-venda é a área mais observada na hora de renovar a frota e é fator-chave quando o assunto é a fidelização do cliente.
Revista O Carreteiro - As futuras concessionárias da rede a serem abertas terão de começar a operar dentro do padrão exigido pela certificação ou trata-se de uma opção que depende de itens como a região onde serão instaladas, movimento e volume de vendas, entre outros detalhes?
Joel Anderson - As novas casas a serem abertas deverão se enquadrar em padrões básicos de operação (mínimo de 4 boxes, estoque de peças compatível, ferramental, equipes treinadas, etc.), sem no entanto a exigência de padrões de certificação, que estão ainda em desenvolvimento. Os padrões básicos levam em conta a região e o mercado regional a ser atendido.
Revista O Carreteiro - Que região (ou regiões) que já deveria ter uma concessionária e ainda não tem?
Joel Anderson - Os locais onde ainda não temos concessionária Sinotruk e com previsão de serem atendidas até o final deste ano são Uberlândia/MG, Teresina/PI, Passo Fundo/RS e Guarulhos/SP. Para outras cidades como Belém/PA, Imperatriz/MA, Manaus /AM, Sinop/MT e São José do Rio Preto/SP a meta é abrirmos as casas no primeiro semestre de 2013.
Revista O Carreteiro - E quais são as perspectivas de mercado da Sinotruk para o Brasil?
Joel Anderson - A Sinotruk está se consolidando no mercado como uma excelente opção custo/benefício para o transportador. Nosso objetivo é consolidar ainda mais essa imagem da marca no País. Mais do que conquistar um espaço significativo no ranking de vendas, nosso objetivo é oferecer produtos e serviços que agreguem valor à operação de transporte de nossos clientes. Os números são apenas consequência de um trabalho bem feito. 
FONTE O CARRETEIRO

Nenhum comentário:

Postar um comentário