
Por meio de textos, imagens e breves documentários, a exposição apresenta a história das manifestações populares conhecidas como Círio de Nazaré (Belém do Pará); Cavalhadas de Pirenópolis (Goiás), Fandango Caiçara (Paraná e São Paulo), Jongo do Sudeste, Samba de Roda do Recôncavo Baiano e Tambor de Crioula da Ilha (Maranhão).
Idealizado pela produtora cultural Ana Maria Xavier e com curadoria da antropóloga Maria Lucia Montes, o projeto explora a diversidade como maior riqueza cultural do Brasil. “Essas festas populares são manifestações culturais que carregam heranças de uma história de longa duração, traduzindo a diversidade de nossa formação pela incorporação de tradições europeias, indígenas e africanas em um verdadeiro mosaico cultural”, diz Maria Lucia.
Além do patrocínio da Scania, o projeto é realizado com apoio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Nesta etapa no Rio de Janeiro, a exposição conta também com apoio do Banco Scania e do BNDES.
O espaço
A exposição está distribuída em uma área de 150 metros quadrados dividida em seis módulos – destinados para cada uma das festas populares. Cada módulo é composto por quatro biombos com textos e imagens e um painel multimídia com tela de LED de 40’, que transmite intermitentemente um documentário de 6 minutos sobre cada uma das manifestações.
Serviço:
Exposição “Brasil: Mosaico Cultural”
Data: 17 de outubro a 23 de novembro de 2012
Horário: Segunda a sexta, das 10h às 19h
Local: Galeria BNDES (Av. República do Chile, 100 – Térreo – Centro – Rio de Janeiro)
Preço: Gratuito
Data: 17 de outubro a 23 de novembro de 2012
Horário: Segunda a sexta, das 10h às 19h
Local: Galeria BNDES (Av. República do Chile, 100 – Térreo – Centro – Rio de Janeiro)
Preço: Gratuito
Fonte: Scania
Nenhum comentário:
Postar um comentário