|
 |
A feira dos pesados

A Fenatran foi um show para quem gosta de caminhão
Uma das grandes atrações da 18ª Fenatran, o Salão Internacional do Transporte, que aconteceu em São Paulo no final de outubro, foi a exposição de novos caminhões. Muitos foram lançados há pouco tempo e já podem ser vistos na estrada, outros ainda não começaram a ser produzidos.
Os estandes mais visitados foram os que expuseram os novos modelos de pesados, principalmente os “pesos-pesados”. O pessoal fez fila para subir nas boleias e até para tirar fotos em frente dos caminhões, principalmente de alguns superpesados, como um LoneStar da International, tradicional marca norte-americana que já tem fábrica aqui.
A presença de caminhões chineses, que, em breve, terão fábricas no Brasil, como Shacman, Sinotruk e Foton, chamaram a atenção. E também a chegada da DAF, de origem holandesa, que deve se instalar em Ponta Grossa, no Paraná.
Os pesados das montadoras tradicionais Volvo, Mercedes, Scania, Ford, MAN e Iveco foram mostrados em grandes estandes e, como sempre, fizeram muita gente “babar” de vontade de pelo menos, dar uma subidinha na boleia.
Man
Na Fenatran, a montadora apresentou sua nova linha de caminhões que parte de 5,5 toneladas e chega a 74 toneladas de peso bruto total e usam motores Cummins e MAN, adequados às normas do Proconve P7. Além disso, os pesados receberam equipamentos eletrônicos, como computador de bordo e limitador de rotação do motor.
Dos lançamentos da MAN Latin America, empresa líder no mercado brasileiro de caminhões com mais de 30% de participação e maior exportadora de caminhões do Brasil, uma das novidades são as linhas TGX de cavalos-mecânicos extrapesados, que serão fabricados no País, a partir de 2012.
No seu estande, a MAN apresentou também um Volkswagen Constellation híbrido, que roda com uma mistura de diesel com etanol na proporção de 55%, e o biodiesel de segunda geração Ultra Clean.

Volvo
A Volvo do Brasil lançou na Fenatran a linha F de pesados. Dentre as novidades, destaca-se o potente caminhão FH de 540 cavalos, que chegará ao mercado em 2012. Seu novo motor é equipado com a tecnologia SCR, que permite atender às demandas legais de Proconve P7 e Euro 5, de baixas emissões de poluentes. De acordo com a montadora, a linha FH e FMX com motor de 13 litros traz uma nova motorização, que torna os caminhões ainda mais potentes, proporcionando baixo consumo de combustível e grande produtividade.

Iveco
Época especial para a Iveco, em que a montadora italiana apresenta o maior crescimento entre todas as marcas presentes no mercado brasileiro. Com a Linha Ecoline, a marca demonstra inovação e modernidade, por meio de uma nova geração de caminhões, que ultrapassa as exigências da legislação Euro.
O lançamento que foi sucesso na feira, o extrapesado Iveco Stralis Active Space, traz um novo conceito de veículo, que reúne amplo espaço, conforto de cabine e painel exclusivo. Tem três opções de motorização — com 440, 480 e 560 cavalos, sendo este o mais potente motor da Iveco na América Latina.
Mercedes-Benz
Mais modernos, duráveis, econômicos e com maior capacidade de carga. Essa é a proposta da Mercedes para seus novos caminhões, apresentada numa nova linha, exposta no estande da marca. Entre eles, destaque para o extrapesado Actros 2636, com cabina Megaspace para aplicações rodoviárias. De acordo com a Mercedes, o Actros é o caminhão extrapesado mais vendido no mundo e seus fortes são a segurança e o conforto.
Entre as características do Actros, está o motor com tecnologia BlueTec5, que além de estar de acordo com as normas Proconve P7, economiza combustível, o sistema eletrônico de gerenciamento de freios, inclusive do semirreboque e opcionais de última geração, como orientação de faixa de rolagem e detector de chuva e iluminação.

Ford
A Ford veio com tudo para a Fenatran e apresentou a linha Ford Cargo Euro 5, composta por 12 modelos de pesados que oferecem mais potência e economia, além de emissões reduzidas, para otimizar o resultado das frotas. Entre os lançamentos está o Novo Cargo 2423. O trucado tem peso bruto total de 23.000 kg e combinado de 32.000 kg, e vem com 6 cilindros, potência de 230 cv e transmissão de seis marchas sincronizadas. Na versão cabine leito, é usado como furgão lonado, baú isotérmico, baú de alumínio, baú frigorífico e no transporte de carga seca. Na versão cabine simples, também é aplicado como basculante.
 Scania
Os caminhões da linha 2012 da Scania estão ainda mais econômicos e prontos para atuar dentro e fora da estrada, conforme a necessidade do transportador. É o que garante a montadora. Na Fenatran, a Scania reforçou seu compromisso com o meio ambiente com o lançamento do caminhão movido a etanol. Ideal para o segmento semipesado, o veículo pode ser um importante aliado para diminuir o nível de emissões de poluentes, especialmente nos grandes centros urbanos, já que pode reduzir em até 90% as emissões de CO2 em relação ao diesel.
Sinotruck
A Sinotruck ampliou a família Howo com o A7, um caminhão premium da marca. De acordo com a montadora, os pesados A7 oferecem a melhor relação custo/benefício na categoria de caminhões pesados com faixa de 70 toneladas de peso bruto total combinado. Ao todo, a fábrica chinesa apresenta três modelos — com tração 4x2, 6x2 e 6x4 — construídos com o motor Sinotruk D12 Euro V, equipado com injeção eletrônica e que atende ao Proconve P7 e Euro 5. A linha, que será lançada oficialmente no mercado brasileiro em março de 2012, atenderá às mais rigorosas demandas técnicas do mercado brasileiro, e a expectativa é de que o lançamento represente 60% das vendas da Sinotruk a partir do próximo ano.
Foton
Recém-chegada ao Brasil e querendo entrar na briga pelo mercado brasileiro, a Foton Aumark do Brasil aposta em veículos ágeis e resistentes, itens que a marca chinesa considera essenciais para mostrar a força de quem detém o título de maior montadora de caminhões no mundo.
Focada em caminhões leves e semileves e apostando no fator custo-benefício, o maior lançamento da empresa foi a caminhoneta Foton Aumark 1031, de 3,5 toneladas, com motor adequado aos padrões estipulados pelas medidas Proconve P7 e Euro 5, o que, segundo a montadora, garante economia de combustível e aumento do rendimento do motor, além do controle de emissão de poluentes. O semileve vem com tração 4x2, possui sistema de injeção eletrônica e entrada para tomada de força.
International
A International, tradicional marca de pesados dos Estados Unidos, já esteve presente nas estradas brasileiras há mais de 50 anos. Agora, apresentou modelos já fabricados e vendidos por aqui e outros que ainda deverão chegar.
Uma das grandes estrelas da Fenatran para o público foi o modelo da marca AeroStar, um projeto de caminhão mundial, que a partir de 2013 também será produzido no Brasil. Esse é o primeiro de uma nova plataforma que inclui 15 variações, abrangendo veículos de 10 a 74 toneladas de PBCT, com motores entre 180 a mais de 500 cavalos.
No estande podiam ser vistos também os pesados International feitos aqui — o semipesado DuraStar, com motor de 274 cavalos, e o 9800i, com motor Cummins de 416 cavalos.

Shacman
A montadora chinesa, recém-chegada ao Brasil, apresentou cinco modelos na Fenatran. O mais importante foi o TT 420, um extrapesado criado para puxar composições duplas, como bitrens. Também mostrou dois outros cavalos mecânicos, os TT 385 4x2 e 6x4. Outros dois lançamentos foram o caminhão plataforma LT 385 6x4 e o caminhão caçamba DT 385 6x4, adequados para o uso em madeireiras, mineradoras e na construção. De acordo com a empresa, a Shacman foi a primeira a disponibilizar no mercado brasileiro motores que atendem às normas do Proconve P7.
Em sua 18ª edição, o Salão Internacional do Transporte, conhecido como Fenatran, bateu todos os recordes. Mais de 57 mil visitantes conferiram os lançamentos das 365 empresas expositoras, espalhadas numa área de 100 mil metros quadrados.
Pela primeira vez o evento recebeu test drives de caminhões de marcas expositoras – MAN, Volvo, Mercedes-Benz, Scania, International, Iveco e Sinotruk–, que disponibilizaram 19 veículos adaptados à tecnologia Euro 5 de diminuição de emissões.

Para o mundo dos pesados, esta edição da Fenatran pode ser considerada um marco. As novas frotas já estão adaptadas para as normas instituídas do Euro 5 e Proconve 7, mostrando uma preocupação das montadoras: a sustentabilidade.
Alguns caminhões também passam a ser bicombustíveis, aliando o diesel a outros combustíveis, que geram menos emissão de poluentes.
FONTE CHAPA DO CAMINHONEIRO |
|
|
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário