Translate

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Meritor fornecerá eixos para caminhão leve da MAN


A expectativa de retomada do mercado de caminhões em 2013 começa a incentivar alguns movimentos na cadeia de fornecimento. É o caso da Meritor, que produz eixos e cardans para veículos comerciais, e que acaba de concluir o processo de desenvolvimento, liberação e fornecimento dos eixos MS 120 para o novo caminhão VW Delivery 10.160 Advantech, da linha de leves da MAN Latin America, com peso bruto total (PBT) de 10 toneladas.
Segundo seu gerente de vendas, Osmar Silva, o eixo, produzido na planta de Osasco, na região metropolitana de São Paulo, foi adaptado para atender as especificações do modelo. Com 70% de índice de nacionalização, o desenvolvimento para a nova aplicação demorou 14 semanas, período considerado recorde pela sistemistas para a conclusão de um projeto.
“Em média, para este segmento, do desenvolvimento à conclusão, um projeto demora entre 6 e 8 meses”, revela.
O primeiro lote com 300 unidades será entregue até o fim de dezembro. Os pedidos de produção terão início em janeiro, com previsão de mais de 2 mil unidades ao ano. Com a homologação, a primeira da Meritor para a MAN para um modelo de 10 toneladas, a sistemistas projeta aumentar significativamente em 2013 sua participação na categoria leve, mercado dominado pela concorrente Dana. Silva informa que antes da MAN, o fornecimento desses eixos, com baixos volumes, abastecia apenas a Agrale. Para o ano que vem, a empresa prevê a entrega de 3,5 mil eixos para caminhões leves e médios, entre 9 e 13 toneladas.
Recuperação
As boas perspectivas para o segmento de caminhões esperado pela Meritor para 2013 apoiam-se em alguns fatores, lista Silva. As restrições de caminhões pesados e extrapesados ou rodízios em centros metropolitanos, como São Paulo, incentivarão o mercado de leves e médios, além da esperada manutenção da taxa de juros de 2,5% ao ano do Finame PSI, que tem fim previsto para 31 de dezembro. Segundo o executivo, as montadoras devem encerrar este ano com estoques bem mais baixos se comparados com os volumes apurados no fim de 2011, o que resultará na aceleração gradativa do ritmo de produção.
“Neste contexto e com a retomada da economia, há chances de repetir o volume recorde de vendas de 2010: é possível e temos condições para isso.”
Para tanto, ele revela que há possibilidades de investimento no horizonte. “Deve haver sim um movimento de investimentos em 2013”, diz. Para desenvolver e produzir o novo eixo da MAN, a planta de Osasco, que dedica 95% de sua produção para eixos traseiros, dianteiros e cardans, não recebeu nenhum aporte.
As projeções atuais apontam que o segmento de caminhões poderá atingir crescimento de 14% em 2013 na comparação com este ano, para 160 mil, segundo a Fenabrave.
Fonte: Automotive Business

Um comentário:

  1. aqui na minha regiao um amigo vai comprar um 10-160 vw para trucar e colocar o quarto eixo e vai colocar na plancha para carregar cavalos mecanico para asseguradora de caminhoes .disse que fica muito bom.

    ResponderExcluir