Translate

terça-feira, 26 de março de 2013

Jovem croata constrói réplicas incríveis de veículos industriais com palitos de fósforo


Djordje Balac - Arte com palitos de fósforo (10)Djordje Balac, um jovem croata de 20 anos de idade, passa semanas, às vezes até mesmo meses, diuturnamente criando modelos realistas incrivelmente precisas de veículos industriais como caminhões, escavadeiras e guindastes exclusivamente com palitos de fósforo e cola. Um desafio à paciência levada a um nível insano.
A paixão de Djordje em fazer modelos de madeira remonta a escola primária. No começo, ele cortava todas as peças necessárias para realizar suas obras, mas logo descobriu que palitos eram um material muito melhor e, como ele mesmo diz. – “O resto é história”.
Ele começou a usar centenas de caixas de fósforos para criar modelos de pequeno porte de seus caminhões e equipamentos industriais favoritos, e passou semanas tentando criar todos os detalhes. Como suas habilidades melhoraram, o jovem de Gospic, na Croácia, decidiu levar sua arte com palito de fósforo para o próximo nível, fazendo com que as réplicas de madeira fossem operacionais. Assim, em 2006, começou a construir modelos maiores com palitos, concentrando-se não só em replicar cada característica do projeto, mas também com a sua funcionalidade.
Apesar de trabalhar com um material rígido, como palitos de fósforo, ele conseguiu fazer com que os braços de suas escavadeiras e guindastes estendam e girem como um modelo real, e as cabines de seus caminhões também são destacáveis. Depois de postar fotos de suas criações em fóruns e sites de mídia social, Djordje Balac teve o reconhecimento que merecia, e até foi convidado para apresentar seus modelos em feiras e exposições por todo seu país de origem.
O primeiro modelo complexo de palito construído por Djordje, foi um caminhão GAZ 63 A russo. Foram necessários seis meses, 576 caixas de fósforos e 6 kg de cola para concluí-lo. Desde então ele reuniu uma coleção impressionante de veículos industriais de madeira, mas o que mais gosta é um Liebherr LTM 11200, o maior guindaste do mundo. Sua réplica foi feita com 175.518 palitos de fósforo, 20 kg de cola e 8 kg de verniz. Também é totalmente funcional. Balac disse a jornalistas que trabalhou nele todos os dias, durante três meses seguidos, entre oito da manhã até meia-noite. Conta que muitas vezes esquecia de comer e só via seus amigos se eles fossem visitá-lo em sua garagem. O modelador admite que foram dias muito árduos, mas acha que valeu a pena no final.
Atualmente, o programador desempregado procura trabalho para financiar seu próximo projeto. Sua Liebherr LTM 11200 custou um total de 8.000 kunas (2.700 reais), e apesar de ter um forte desejo de construir mais maravilhas com palito, está totalmente duro.
-”A crise tá difícil, não consigo encontrar um emprego”, disse Djordje. – “Eu gostaria de trabalhar no desenvolvimento de jogos. Seria bom se eu pudesse ganhar a vida fazendo o que eu amo”.
Galeria de imagens
Fonte: Metamorfose Digital e Blog do Caminhoneiro










Nenhum comentário:

Postar um comentário