
A Volvo Trucks lançou oficialmente a nova geração do FM, que herda tecnologia introduzida no novo FH, caso do sistema I-See, o qual permite reduzir o consumo de combustível até cinco por cento. Complemento da transmissão I-Shift, o I-See foi desenvolvido sobretudo para aplicações de longo curso, recorrendo a uma tecnologia que regista automaticamente informações sobre a topografia das estradas em que o caminhão é conduzido. Utilizando dados registados sobre as estradas, a mudança de velocidades, a velocidade e a frenagem auxiliar serão automaticamente otimizadas da próxima vez que o veículo percorrer a mesma rota.

Para garantir uma qualidade de topo e o ambiente de trabalho mais seguro possível, a cabine é fabricada em aço de alta resistência e foi testada de acordo com as normas de segurança mais exigentes do mundo.
Entre as caraterísticas inovadoras destaque para o sistema de Direção Dinâmica Volvo que proporciona uma estabilidade direcional excecional que permite conduzir sem esforço um caminhão muito carregado a baixas velocidades. A suspensão melhorada é outra atualização que contribui para um excelente desempenho em estrada.

Outra caraterística nova são os três eixos direcionais, um à frente e dois atrás na configuração 8×2 com ‘tridem’, dois à frente e um atrás na configuração com dois eixos dianteiros. Esta solução permite um ângulo de viragem mais pequeno, facilitando manobras onde o espaço é mais apertado.
O novo Volvo FM é lançado com uma gama de motores de 11 e 13 litros que cumprem os requisitos da norma Euro 6. O D13 está disponível com potências entre 420 e 500 cv, enquanto o bloco D11 oferece motorizações entre 330 e 450 cv. A produção do novo modelo começa em setembro de 2013.
Fonte: Transportes em Revista e Blog do Caminhoneiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário