
A primeira geração do caminhão Fuso Canter chegou ao mercado em março de 1963. Cinquenta anos e oito gerações depois, a Daimler celebra esse caminhão como seu maior bestseller, tendo vendas por todo o mundo, num total de mais de 3.700.000 unidades, desde seu lançamento no Japão.
O caminhão leve Fuso Canter é o carro-chefe da Mitsubishi Fuso Truck and Bus Corporation (MFTBC), subsidiária da Daimler, sendo foco da demanda de clientes em mais de 150 países de todos os continentes. Desde 1980, o Fuso Canter é produzido para o mercado europeu em Tramagal, Portugal, tendo crescente popularidade na região.
Desde o ano passado, o Fuso Canter também está disponível na Europa em uma versão híbrida, que consome até 23% menos combustível do que o Canter convencional, pagando-se dentro de três a quatro anos.
Mais recentemente, na Irlanda, o Fuso Canter Eco Hybrid conquistou o prêmio de melhor produto quanto à eficiência energética, premiação concedida por ocasião da feira europeia “SEAI Energy Show 2013” (autoridade da área de energia sustentável da Irlanda), em Dublin. Além disso, o caminhão híbrido também foi honrado com o importante prêmio “Irish Green Commercial Vehicle of 2013” (Veículo Comercial ‘Verde’ de 2013 na Irlanda).
No Japão, o Fuso Canter Eco Hybrid já até entrou para a história da prestigiada premiação para o carro do ano “RJC Car of the Year Award”. Essa foi a primeira vez que o prêmio foi conferido a um fabricante de veículos comerciais. Ele foi dado ao Fuso Canter na conferência de jornalistas e pesquisadores do setor automotivo “RJC” (Automotive Researcher’s and Journalist’s Conference), no final de 2012.
“Estamos orgulhosos dos sucessos que alcançamos com o Fuso Canter por mais de cinco décadas”, afirmou Dr. Albert Kirchmann, presidente e CEO da MFTBC. “Os cinquenta anos de história do produto atestam a confiança e a satisfação de nossos clientes com o Fuso Canter, que se destaca por sua alta eficiência quanto ao consumo de combustível e o ótimo retorno do investimento”.
Segundo Dr. Kirchmann: “O foco da estratégia de crescimento FUSO 2015 é ser o ‘Número Um’ especialmente em nosso mercado de origem, o Japão. É por isso que a nossa principal tarefa é oferecer aos parceiros de negócios os produtos, soluções e serviços mais apropriados”. Para tanto, a empresa está planejando um total de 40 lançamentos para este ano, incluindo novas versões do produto e novos segmentos de mercado.
Além do 50º aniversário do caminhão Fuso Canter, a MFTBC, fundada em janeiro de 2003, também está celebrando o aniversário de dez anos da empresa e o 80º aniversário da marca Fuso, que já existe desde 1932.
A MFTBC comercializa ampla gama de produtos sob a já bem conhecida marca de veículos comerciais Fuso, que inclui os caminhões leves Canter e Guts, o caminhão médio Fighter, o caminhão pesado Super Great e o ônibus urbano Aero Star, bem como o ônibus rodoviário Aero Queen.
O Fuso Canter
A primeira geração do Fuso Canter surgiu com o modelo T720, um caminhão leve com carga útil de duas toneladas, que foi introduzido no mercado japonês em março de 1963. Desde então, mais de meio século se passou. O modelo atual é a sua oitava geração e reflete o desenvolvimento tecnológico contínuo do veículo.
Já o Fuso Canter Eco Hybrid combina a máxima eficiência quanto ao consumo de combustível com o máximo em compatibilidade ambiental, o que é possível devido à combinação inovadora da transmissão de embreagem dupla DUONIC com a tecnologia híbrida. Além dos mercados europeus, esse caminhão híbrido será oferecido sucessivamente para outros países. Desde fevereiro de 2013, também está disponível na Austrália, que é um dos principais mercados em vendas da linha Fuso.
1963 | Primeira geração: Canter T720 Versão com cabina sobre o motor e carga útil de 2 toneladas |
1968 | Segunda geração: Canter T90 Todos os modelos equipados com motor de alto desempenho Primeira repaginação total do modelo |
1973 | Terceira Geração: Canter T200 Linha de produtos aprimorada, com carga útil de 2,5 e 3 toneladas |
1978 | Quarta geração do Canter Nova linha, incluindo cabina estendida e carga útil de 3 toneladas |
1985 | Quinta geração do Canter Equipada com um motor turbo de 130 PS |
1991 | Um milhão de unidades vendidas no Japão |
1993 | Sexta geração do Canter com propriedades aerodinâmicas aprimoradas |
2002 | Sétima geração do Canter Modelo atualizado para adequação do desempenho do veículo às normas mundiais |
2006 | Primeira geração do Canter Eco Hybrid |
2010 | Oitava geração do Canter Equipado com tecnologia BlueTec e transmissão com embreagem dupla DUONIC |
2012 | Segunda geração do Canter Eco Hybrid Atinge uma dimensão inteiramente nova com a primeira transmissão de embreagem dupla do mundo DUONIC com tecnologia híbrida |
Sobre a Fuso
A Mitsubishi Fuso Truck and Bus Corporation (MFTBC), com sede em Kawasaki, Japão, é uma das fabricantes líderes de veículos comerciais da Ásia. A empresa produz e comercializa caminhões leves, médios e pesados, assim como ônibus. A Daimler AG detém 89,29% das ações da MFTBC. As 10,71% restantes pertencem a várias empresas do grupo Mitsubishi. A MFTBC faz parte da divisão de negócios da Daimler Trucks pertencente à Daimler AG.
Fonte: Daimler e Blog do Caminhoneiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário