Translate

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Ciclistas de Curitiba provam que não têm medo de tempo ruim

Eram esperadas milhares de bicicletas. Mas, na hora H, apenas uns 170 bravos guerreiros do pedal atenderam ao chamado. Mas quem pensa que o clima curitibano estragou a Marcha das 2013 Bicicletas, celebrada no último domingo (22), pode ir tirando o carrinho da chuva.
                Cheveu. Cheveu muito. Mas quem foi, lavou a alma. (Doug Oliveira/Photopak)
Um esquadrão de ciclistas fez a frente para celebrar o Dia Mundial Sem Carro. Enfrentaram a chuva com coragem e provaram que, para quem pedala, não tem tempo ruim. Quem enfrenta os desafios de pedalar pelas ruas de Curitiba vê a chuva como o menor dos problemas. Capa de chuva se leva no bolso. Já educação, cordialidade e respeito ao próximo são itens que muita gente tem esquecido em casa, faça chuva ou faça sol.
(Cesar Dornfeld)Sob chuva, Marcha ocupa a pista da Mariano Torres. (Cesar Dornfeld)
Crianças, mulheres, jovens e adultos. O clima de alegria e camaradagem entre os participantes ajudou a espantar o frio. As buzinadas dos motoristas eram para saudar a coragem de quem fez o Dia Mundial Sem Carro acontecer em Curitiba. De cima dos prédios, palmas e gritos de incentivo, retribuídos com campainhas e um convite: “saia do sofá, e venha pedalar”. Um ou outro atendeu ao chamado e se juntou ao grupo.
A Marcha ocupou totalmente as vias lentas das estruturais – ruas paralelas à canaleta do ônibus expresso – reivindicando a criação de espaços preferenciais para os veículos não motorizados nessas vias.
Quando a chuva caiu, caiu forte. Mas não assustou quase ninguém. Quem pedala na chuva é para se molhar. Ainda que não tenha sido tão grande quando a de 2012, quem participou da marcha voltou para casa de alma lavada.


Bicis pela Vida
Marcha das 2013 Bicicletas de Curitiba integrou o movimento Bicis Pela Vida, uma ação em rede que uniu cerca de 300 cidades, em 50 países nos cinco continentes para promover a cultura da bicicleta no Dia Mundial Sem Carro. O jornal norte-americano The New York Times e o britânico The Guardianderam destaque ao projeto.
No Brasil, além de Curitiba, outras 14 cidades, em oito estados e no Distrito Federal aderiram ao projeto. Criado em Medellín, na Colômbia, o “Bicis por la Vida” recebeu o prêmio “Cycling Visionaries” de 2013, durante o Velo City, principal congresso de ciclomobilidade do mundo, realizado no mês de junho em Viena, na Áustria.
FONTE GAZETA DO POVO 
Enviado por Alexandre Costa Nascimento, 23/09/13 4:35:25 PM

Nenhum comentário:

Postar um comentário