Translate

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Em Algum Lugar do Passado

Sobre as rodovias paranaenses, olhem como era a Estrada da Ribeira, a única ligação rodoviária de Curitiba com São Paulo até 1961, quando foi inaugurada a Régis Bittencourt...
A estrada era praticamente uma rota mortal, tanto que 90% do tráfego era de caminhões e só havia duas linhas de ônibus no trajeto: São Paulo-Curitiba e São Paulo-Porto Alegre. Eram 200 Km de terra batida cujo pó se elevava a metros de altura, nenhuma sinalização e com pouca infra-estrutura; viajar de noite era risco de vida. O asfalto só começava no lado paulista, seguindo para São Paulo via Apiaí e Sorocaba. O tráfego era de 10.000 carros/dia, uma média de 7 veículos/minuto (a média diária era muito maior, já que ninguém se atrevia a viajar de noite).
---------------------------------------------------------------------------------------------

Família Justi: heróis da estrada

Olá, meus amigos! Nesta semana, contarei um pouco da história de quatro caminhoneiros ilustres, que deram importante contribuição para o desenvolvimento da região. José Justi (Jucão) e seus três filhos — Íris, Ivo e Lírio —, desde a década de 1950, transportaram grandes quantidades de madeira e demais produtos, de São Mateus para todo o Brasil.
Seu Jucão, proprietário do primeiro FNM de São Mateus do Sul, faleceu em 1994, enquanto Ivo — um artista nato que construiu uma bela réplica de um galeão espanhol — nos deixou há quase um ano. Lírio e Íris ainda têm muitas histórias para contar, como quando uma queda de barreira os obrigou a ficar parados por várias horas na beira da estrada, próximo a Campo do Tenente. Naquela ocasião, viajavam juntos, além dos dois irmãos, Joaquim Firmino (Joaca), “Mingo”, Miguel Rutkewski (Nino) e Marinho Lazzari. Impedidos de seguir viagem, logo serviram-se de um barril de chopp, que era transportado por um deles.

Uma interessante história da trajetória de seu Jucão foi quando a Petrobras o contratou para transportar um trator, que viria a abrir os primeiros cortes no terreno da área da SIX, em 1959. Ele foi escolhido porque seu caminhão era um dos únicos, na época, capazes de transportar um trator daquele porte.
Já na década de 1970, devido às condições das estradas e às características dos caminhões, uma viagem de Ponte Alta (SC) a Recife (PE), como a feita por Lírio em 1973 (acompanhado de Jorge e Nelson Wachak), levava até 34 dias.
Uma informação relevante, que nem todos devem saber, é que os irmãos Justi dificilmente precisavam levar seus caminhões à oficina. Eles mesmos possuíam espaço e conhecimento para solucionar os problemas mais recorrentes dos seus veículos.
_________________________________________________________________

TOP 50 - CAMINHÕES ANTIGOS - PRETO E BRANCO



O BLOG CARROS JOINVILLE, quer prestar sua homenagem à quem ajudou grandemente a construir a 
história desse país, trabalhando pesado(muitos deles até hoje). Os caminhões foram se dúvida responsáveis por grande parte do progresso no pais
Basta ver quando há alguma greve, e parte dos caminhões param, o país pára. Nosso transporte 
se baseia na malha rodoviária, então nada mais justo que homenagear estas máquinas.

Para homenagear o caminhão, e porque não seus caminhoneiros, selecionamos 
50 imagens em preto e branco de caminhões que de alguma maneira ajudaram a construir a história do nosso pais. 

Temos ai imagens de caminhões raros, e também figurinhas carimbadas 
que costumamos ver ainda hoje rodando por ai. Quem nunca viu um mercedão 
ai pela cidade essa semana??? Ou ainda... Quem foi à São Francisco do Sul    
nos últimos finais de semana e não viu lá pelas redondezas do porto os antigos 
FNM puxando contêineres? Pois é, é lamentável percebermos que temos uma frota envelhecida, mas consola saber que os caminhões rodam firme e fortes até hoje!

Você tem alguma história legal envolvendo algum caminhão antigo? Conte para nós! 
Este espaço é seu!

Conheça nossa fanpage: FACEBOOK.COM/CARROSJOINVILLE





















































imagens: disponíveis em google imagens (tratam-se de fotos antigas é impossível encontrar os autores, se você conhece algum dono de alguma foto dessa, por favor nos escreva para que possamos referendar)
FONTE CARROS JOINVILLE

3 comentários:

  1. MB 1113 tanque era do posto triângulo de são Mateus do sul Pr

    ResponderExcluir
  2. O Scania João de Barro placas de Curitiba no 4a eixo era do Sr Paciência puxador de feijão de Ctba para Rio para Casas Sendas RJ essa foto deve ser nos anos 1978 a 1980 este caminhão era cor verde metálico paralamas preto eu conheci.

    ResponderExcluir
  3. Esta foto dos dois fnm e o scania carregados de madeira são saomateuenses Lírio Justi hoje com 81 anos no meio Jorge Wachak com 80 anos e o outro é Nelson Wachak deve ter uns 78 anos todos vivos seu Lírio mora em são Mateus o Jorge e o Nelson moram em Ctba.

    ResponderExcluir