História da marca FNM
Por: José C. Reinert.
A construção da Fábrica Nacional de Motores (FNM) foi iniciada em 1940, no governo de Getúlio Vargas, na cidade de Duque de Caxias-RJ, distrito de Xerém. Ela foi idealizada pelo Brigadeiro Antônio Guedes Muniz, tendo sido oficialmente fundada em 13/06/42, para a construção de motores aeronáuticos, que seriam utilizados em aviões de treinamento militar. Era a época da IIa. Guerra Mundial, e em troca da utilização de bases militares no nordeste brasileiro, o governo norte americano deu incentivos financeiros e assistência técnica, para a construção tanto da FNM, como da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional).
A produção de fato começou apenas em 1946, quando o maquinário ficou pronto, e pouquíssimas unidades de motores de avião chegaram a ser construídos pela FNM pois, com o fim da guerra, os mesmos já estavam ultrapassados e se tornaram obsoletos. Nesta época a FNM já era chamada de “cidade dos motores”.
Inicia-se então um período de reformulação, e como as excelentes máquinas importadas para a fabricação daqueles motores facilmente se adaptavam a vários outros tipos de produção, iniciou-se a fabricação de geladeiras, compressores, bicicletas, tampinhas de garrafas e peças para trem, fazendo-se também serviços de revisão de motores de avião. Isso até 1948.
No começo de 1949 a FNM firmou contrato com a Italiana Isotta Fraschini para a fabricação de um caminhão Diesel de 7,5 lt, inicialmente apenas montado aqui, mas com projeto de nacionalização progressiva. Até o fim daquele ano foram entregues 200 desses caminhões, denominados FNM IF-D-7300 para 7.500 kg. Mas já em 1950 a Isotta, que enfrentava dificuldades financeiras em casa, veio a encerrar as suas atividades.
Em vista disso, pouco tempo depois (ainda em 1950) a FNM firmou um novo acordo, com a também italiana Alfa Romeo, pelo qual seriam fabricados os caminhões Alfa Romeo, e também chassis para ônibus, sob licença da marca italiana. Os caminhões seriam denominados FNM-Alfa Romeo D-9.500, e seriam equipados com motor de 130 CV, tendo uma capacidade de carga de 8.100 kg (aumentada para 22.000 kg, se acoplado a uma carreta de dois eixos).
Já em 1951 começou a produção do FNM D-9,500, mas a sua comercialização só se daria no início de 1952. Graças a suas características de grande robustez, foi imediatamente muito bem aceito no mercado. Além disso, era o único caminhão a possuir uma espaçosa cabine leito dotada de duas camas, ideal para longas viagens, que então duravam de semanas a meses.
Já em 1958 a FNM lançava o modelo D-11.000, com motor de 11 litros e potência de 150 CV, a qual seria aumentada para 175 CV em 1967. Em 21 de abril de 1960, em comemoração à fundação de Brasília, a FNM lança o 1º automóvel da sua linha, derivado do Alfa Romeo 2000, e denominado FNM JK. Posteriormente ele seria substituído pelo modelo FNM 2150, e mais tarde pelo Alfa Romeo 2300.
- Em 1968 a fábrica foi vendida para a Alfa Romeo italiana, numa das primeiras privatizações do país;
- Em 1972, lançou os novos caminhões FNM 180 e 210, com 180 CV e 215 CV, respectivamente;
- Em 1973 a FIAT compra 43% das ações da Alfa Romeo, e em 1976 assume o total controle acionário. A Fiat continuou produzindo os FNM 180 e 210 até 1979, quando os substituiu pelo FIAT 190;
- Em 1985, já administrada pela Iveco (empresa italiana do grupo FIAT) e com o declínio acentuado na venda de caminhões, encerra as suas atividades no Brasil.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Volkswagen Caminhões e Ônibus
Em janeiro de 1981, dois meses depois de adquirir a empresa Chrysler Motors do Brasil, a montadora lançava o E 13, o primeiro caminhão movido a álcool do Brasil. Depois, em 1984, veio o primeiro veículo de grande porte movido a gás metano/biogás, o VW 140. As exportações começaram já no ano seguinte, e, em 1993, surgia o primeiro chassis para ônibus, o Volksbus 16.180.
Mas foi em novembro de 1996, com a inauguração da fábrica na cidade de Rezende, no sul do estado do Rio de Janeiro, que a Volkswagen Caminhões e Ônibus deu um salto tecnológico e de gestão de negócios. Os consumidores reconheceram o desenvolvimento da empresa, e deram a ela, em seu aniversário de 20 anos, o posto de maior montadora de caminhões do Brasil. É a companhia que mais cresceu no mercado nacional nos últimos anos.
São mais de 25 anos de história, mas meio século de tradição. Tudo começou em 1958, com a formação da Simca do Brasil. Em 1966, 92% do controle acionário da empresa foi comprado pela Chrysler. Três anos depois, o grupo inaugurou a fábrica de caminhões Dodge e lançou o modelo D 700, que marcou época. A Volkswagen começou a participar do controle da corporação a partir de janeiro de 1979, em um processo que terminou com o surgimento oficial da Volkswagen Caminhões Limitada, em fevereiro de 1981.
A fábrica de Resende foi o grande marco dessa história de ascensão.
Desde o começo oficial das operações da planta, em 1996, a participação da Volkswagen no mercado de caminhões dobrou. Hoje, a empresa oferece ao mercado doméstico modelos de caminhões leves a extrapesados e chassis para ônibus urbano, fretamento e rodoviário, que taAlém disso, a fábrica se transformou em um local de referência mundial com a criação do Centro Mundial de Desenvolvimento dos Caminhões e Ônibus Volkswagen, um ambiente de pesquisas desenvolvido em Resende. também são exportados para mais de 40 países.
A evolução trazida pela nova fábrica e pelo Centro de Desenvolvimento foi tão grande que, nos últimos anos, o know how adquirido no Brasil foi levado para plantas inauguradas no México e na África do Sul.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A Volvo iniciou as suas atividades em 14 de Abril de 1927 na cidade de Gotemburgo, capital do condado de Västra Götaland, na Suécia.
A ideia de seus fundadores, Assar Gabrielsson e Gustav Larson, era a produção de veículos de passeio que fossem ao mesmo tempo seguros e adequados às condições severas do clima e do pavimento da Suécia na época.
A produção de caminhões se iniciou no ano seguinte com o 'Series 1', um sucesso imediato, que chamou atenção também fora da Suécia.
A maior contribuição da Volvo ao automobilismo foi a invenção do cinto de segurança de três pontos, introduzido em 1959.
A Volvo é uma empresa sueca, fundada em 1927, pelo engenheiro Gustav Larson e o economista Assar Gabrielsson na cidade de Gotemburgo. Em latim, Volvo significa "eu rodo" ou, por analogia, "eu guio".
A companhia é uma grande fabricante de veículos comerciais, destacando-se como uma das maiores fabricantes de caminhões do mundo. Entretanto existem outras áreas de atuação que a empresa deixa por conta das suas subsidiárias. Os "braços" da Volvo são: Volvo Camiões (caminhões) e Autocarros (ônibus), Volvo Equipamentos para Construção, Volvo Penta, Volvo Aero e Volvo Serviços Financeiros. A Volvo Cars deixou de fazer parte do grupo e foi vendida à Ford Motor Company. A marca também é dona da Mack Trucks.
No dia 28 de março de 2010, a Ford acertou a venda da Volvo para a chinesa Zhejiang Geely Holdin Group, em uma transação envolvendo US$ 1,8 bilhão.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Scania AB é uma empresa sueca fabricante de caminhões, ônibus, e motores diesel(marítimos e estacionários), sediada em Södertälje, Suécia. Com mais de 28.000 funcionários, a Scania possui operações na Europa, América Latina, Ásia, África e Oceania. Sua atuação estende-se por mais de 100 países no mundo.
A empresa foi fundada em 1900 como Maskinfabriks AB Scania na cidade de Malmö no sul da Suécia. Scania é a forma latina para designar a província sueca de Skåne. Em 1911 a Scania se associou a outro fabricante do ramo automobilístico, a Vagnsfabriks Aktiebolaget i Södertälje (VABIS) de Södertälje para formar a AB Scania-Vabis. Em 1969 a Scania-Vabis se associou com a Saab, para formar o grupo Saab-Scania AB. Em 1995 a união foi desfeita e a Scania passou a se chamar apenas Scania AB.
Tomada do controle pelo Grupo Volkswagen
Em 3 de março de 2008 o grupo Volkswagen anunciou a compra de participação acionária adicional na Scania que elevou os seus direitos de voto para 68,60%, passando desta forma a ser o acionista controlador da empresa
Linha de Produtos
A Scania produz caminhões, chassis para ônibus e motores diesel para uso industrial, marítimo, e para veículos, máquinas agrícolas e para construção civil produzidos por outras empresas.
A Scania tradicionalmente é um fabricante de caminhões pesados e extra pesados, embora produza modelos de menor tonelagem.
Até 1957, quando foi produzido o primeiro caminhão no Brasil, os veículos eram produzidos somente na Suécia. Atualmente existem fábricas também na Argentina, México, França, Holanda, Polônia e Rússia.
No Brasil nos anos 70 e 80 eram fabricados somente chassis para ônibus e cavalos mecânicos, com capacidade de tração a partir de 40 toneladas, atualmente também são fabricados caminhões rígidos 4X2, 6X2 e 6X4, atendendo também o segmento de caminhões semi-pesados.
MERCEDES-BENZ
O mundialmente famoso símbolo da Mercedes-Benz teve um início profético. Representando a triplicidade das atividades da Daimler, fabricante de motores para uso em terra, mar e ar, a estrela de três pontas foi adotada como logotipo em 1909, após a morte de Gottlieb Daimler. Foi inspirada numa figura que ele havia desenhado num postal, o qual remeteu à sua esposa com o seguinte comentário: um dia essa estrela brilhará sobre a minha obra. Ao longo dos anos, o símbolo passou por várias alterações. Em 1923 foi acrescentado o círculo. E três anos depois, com a fusão das empresas Daimler e Benz, foi incluída a coroa de louros, do logotipo da Benz. A forma definitiva foi adotada em 1933 e desde então se mantém inalterada.
O mundialmente famoso símbolo da Mercedes-Benz teve um início profético. Representando a triplicidade das atividades da Daimler, fabricante de motores para uso em terra, mar e ar, a estrela de três pontas foi adotada como logotipo em 1909, após a morte de Gottlieb Daimler. Foi inspirada numa figura que ele havia desenhado num postal, o qual remeteu à sua esposa com o seguinte comentário: um dia essa estrela brilhará sobre a minha obra. Ao longo dos anos, o símbolo passou por várias alterações. Em 1923 foi acrescentado o círculo. E três anos depois, com a fusão das empresas Daimler e Benz, foi incluída a coroa de louros, do logotipo da Benz. A forma definitiva foi adotada em 1933 e desde então se mantém inalterada.
Em 1889 nasce a filha Mercedes, de Jellinek - o nome feminino espanhol significa "graça". Quatro anos mais tarde morre sua esposa.
Os negócios de Jellinek iam tão bem, que ele pôde mudar-se para Nice. Ele compra seu primeiro veículo: um Dion-Bouton-Tricycle. A este segue-se um Léon-Bollée-Voiturette de três rodas, que é substituído por uma carruagem Benz de quatro assentos.
Através de um artigo jornalístico, Jellinek tem sua atenção atraída para a Daimler-Motoren-Gesellschaft e viaja, em 1897, especificamente para Cannstatt, para visitar a Daimler. Ele encomenda seu primeiro carro Daimler, de 6 HP, com acionamento por correias e motor de 2 cilindros. O carro, entregue em outubro de 1897, com uma velocidade máxima de 24 km/h, é muito lento para Jellinek. Ele exige uma velocidade de 40 km/h e encomenda dois veículos adicionais: ambos entregues em setembro de 1898, são carros Daimler "Phönix" com um motor horizontal de 8 HP e são os primeiros automóveis do mundo a rodar pelas ruas com motor de quatro cilindros.
Emil Jellinek dirige uma grande casa em Nice e possui bons contatos com o mundo financeiro internacional e com a aristocracia, desenvolvendo uma crescente atividade como negociante, promovendo e vendendo os automóveis Daimler nos mais altos círculos da sociedade. No ano de 1899 a DMG entrega 10 veículos a Jellinek, em 1900 já são 29.
Jellinek exige veículos cada vez mais potentes e velozes, usando-os para fins de competição - principalmente durante a Semana de Nice - na qual ele corre com pseudônimo. Para isso ele utiliza o pré-nome de sua filha. O pseudônimo de Jellinek "Mercedes" está na boca de todo mundo nos círculos automobilísticos da época.
FORDHistória no Brasil
Há mais de 50 anos no mercado brasileiro, a Ford Caminhões conquistou o respeito de frotistas e caminhoneiros; oferecendo sempre produtos de qualidade, robustez e ótimo custo-benefício. Contando com 16 modelos em linha e mais de 400 configuraçõesdiferentes, as linhas Ford Cargo e Transit atendem a todos os tipos de negócio, com a máxima segurança, durabilidade e qualidade. Conheça um pouco mais da história na linha do tempo.
1957: A Ford do Brasil lançou o seu primeiro caminhão nacional, o F-600, que saiu da linha de montagem em 26 de agosto de 1957, seguindo o Plano de Metas do governo de Juscelino Kubitschek. O índice de nacionalização era de 40% com o motor V8 a gasolina ainda importado. Em 1958 passou a receber o motor V8 Y-block produzido no Brasil.
1959: Lançamento do F-350, o caminhão médio com motor V8 e 2.670 kg de capacidade de carga.
1960: O papel da Ford Caminhões, no início da década de 1960, foi fundamental para um dos acontecimentos mais importantes do país: a construção de Brasília. Foram os caminhões da marca que transportaram materiais para que a cidade projetada pudesse existir. Neste período, já eram 30 mil veículos circulando pelo Brasil, chegando até os lugares mais distantes, como Roraima.
1964: A Ford comemora 100.000 caminhões produzidos no Brasil.
1967: Em outubro a Ford adquire o controle acionário da Willys-Overland do Brasil, cuja fábrica em São Bernardo do Campo (SP) iniciou a produção dos caminhões Ford em 2001, em substituição à fábrica no bairro do Ipiranga, em São Paulo.
1975: Lançamento do F-4000 a diesel, quando ainda predominavam os motores a gasolina.
1977: São lançados os modelos F-700, FT-7000, F-8000 e FT-8000, os primeiros cavalo mecânicos da Ford Caminhões.
1978: Inauguração do Campo de Provas em Tatuí, no interior paulista.
1985: Lançamento da linha Cargo, caracterizada pela sua cabine avançada, originariamente de projeto da Ford Europa associada a um chassi de projeto norte-americano, resultado de um investimento de 150 milhões de dólares em pesquisa e desenvolvimento. Muitos dos componentes do caminhão Ford Cargo foram utilizados no desenvolvimento dos caminhões e ônibus Volkswagen nos anos daAutolatina.
1994; Produção de 1 milhão de caminhões Ford no Brasil.
1998: Renovação da Série F, com a reestilização do F-4000, F-12000 e F-14000, introdução do modelo F-16000 e retorno do F-350, destinado ao transporte de 2,1 toneladas de carga útil.
1999: Desativação do Centro de Distribuição de Peças da fábrica de São Bernardo do Campo e inauguração de centro tercerizado no município de Barueri, SP.
2001: Início da produção dos caminhões Ford na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), nos prédios que anteriormente abrigavam a produção do motor e transmissão do Ford Corcel. Esta linha utiliza os mais modernos e avançados conceitos de produção, além de um inovador sistema de montagem, trazendo maiores ganhos de eficiência e qualidade ao produto final.
2003: Lançamento do cavalo-mecânico Cargo 4331 MaxTon e do Cargo 6x2 MaxTruck, com terceiro eixo direto da fábrica. Mais confiança e qualidade.
2004: Lançamento da F-350 com cabine dupla, trazendo ao motorista e passageiros muito mais conforto e capacidade de carga.
2005: Lançamento dos primeiros Caminhões Ford com motorização eletrônica: Cargo 815e; Cargo 1317e; Cargo 1517e e Cargo 1717e. O F-350 e o F-4000 ganharam motor Euromec III, atendendo ao mesmo tempo aos níveis de emissões e ruídos exigidos pelo Proconve Fase V e às necessidades de uma ótima relação custo x benefício. Lançamento do Cargo 4331s MaxTon, com maior capacidade de carga, conforto e durabilidade. Cargo 2831, mais robustez para enfrentar o trabalho pesado em terrenos fora-de-estrada. E Cargo 5031, capacidade máxima de tração 50 toneladas, o melhor custo/benefício da categoria.
2006: Motorização eletrônica adicionada aos modelos: C1722e; C2422e; C2428e; C2622e ; C2628e; C2632e; C2932e; C5032e e C4432e.
2007: Complementando a linha Cargo, são lançados os modelos C712 e Cargo 4532e (este último em substituição ao modelo C4432e)
2008: A Ford Caminhões lança a linha mais completa de veículos comerciais da categoria, Ford Transit. Com os modelos de Passageiros, Furgão Curto e Furgão Longo a Ford Transit se consagrou com o pioneirismo em tecnologia, segurança, design e conforto.
2010: A Ford Caminhões amplia a linha Ford Transit com o lançamento do modelo Chassi-Cab.
2011: A Ford traz ao mercado sul-americano a linha Novo Cargo 2012, um lançamento muito aguardado no setor de veículos comerciais. A apresentação desta nova linha excedeu a expectativa por lançar, ao mesmo tempo, uma linha com onze modelos, cinco das quais com a opção de cabine-leito.
2012: Com a nova legislação Proconve P7, a Ford Caminhões renova sua linha de caminhões Cargo com motorização Cummins Euro 5, onde os caminhões ganham melhor desempenho, mais potência, maior economia de combustível, redução da emissão de poluentes em 80%, torque máximo em baixas rotações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário