
Por regulamento, cada final regional sedia duas etapas do MMCB, um no sábado e outra no domingo. Sumaré organizou, portanto, as etapas 11 e 12 do MMCB. A ação é realizada sempre aos finais de semana. No total, serão 12 fases regionais e 24 rodadas. Em todo o Brasil, a Scania registrou 47 mil inscrições, o maior volume da história da competição, iniciada no Brasil em 2005. A ação nasceu na Suécia, em 2003.
Silva e Martuci aguardarão outros 14 concorrentes que serão selecionados nas próximas rodadas. Guarulhos (SP) sediará a sexta final regional neste fim de semana. Após as sessões de Sumaré consagrarem mais dois paulistas finalistas, o estado conta, agora, com quatro representantes na finalíssima. Além deles, Vanderlei Marcato, de Sorocaba, e Eduardo Costa Ferreira, de Itapeva, já garantiram vagas nas provas de Sorocaba.
O MMCB tem por objetivo avaliar as habilidades dos condutores brasileiros, contribuir com a segurança nas rodovias, valorizar o profissional e promover uma direção que alie eficiência a redução de emissão de poluentes.
Precisão ao volante do caminhão
A Casa Scania Quinta Roda organizou o evento pela terceira vez e recebeu familiares, amigos dos participantes, diretores da Scania e da concessionária e clientes. As provas (divididas em manobra, percurso, checklist e teórica) foram organizadas no sábado e no domingo.
No sábado, Marcelo Aparecido da Silva, de 35 anos, orgulhou a cidade de Campinas ao subir no alto do pódio. Casado e pai de dois filhos, o vencedor da etapa 11 do MMCB é caminhoneiro há sete anos. Atualmente, ele transporta combustível pelo interior de São Paulo até o Porto de Santos (SP).
Silva tornou-se motorista de caminhão por paixão pelas estradas e viagens. Ele reconhece que não esperava conquistar o primeiro lugar, mas controlou o nervosismo para ganhar. “A tranquilidade foi decisiva. Quando sentei no caminhão, fiz tudo com precisão. Fui muito bem na prova de manobra”, diz. “É ótimo ser reconhecido e saber que está no caminho certo, que você fez a diferença. A participação do motorista de caminhão, capacitado e consciente de seu papel, é fundamental para um trânsito mais humano e seguro.”
Nas sessões de domingo, Duilio Aniel Martuci, 33 anos, de Itajobi, conquistou o primeiro lugar. Caminhoneiro há seis anos, ele transporta óleo vegetal de amendoim de Catanduva até Santos. “Havia motoristas muito bons competindo. Eu tento fazer sempre o certo no dia a dia. Sou observador e por isso prestei muita atenção nas provas”, afirma. O condutor vai confiante para a final nacional e deseja participar cada vez mais de treinamentos em busca da constante qualificação. “O MMCB é uma ótima iniciativa porque valoriza a nossa classe e coloca em discussão a melhoria das nossas condições.”
Durante o evento, a Caravana Scania do MMCB contou com diversos serviços de apoio aos competidores e demais presentes. Ginástica Laboral, orientação postural, exame de glicemia, aferição de pressão e avaliação de IMC estavam entre as atividades oferecidas. “Além do caráter competitivo, a ação contribui com a comunidade em todas as etapas”, afirma Rodrigo Machado, coordenador do MMCB.
Próxima etapa
A cidade de Guarulhos (SP) sediará a sexta final regional, neste fim de semana. A Caravana Scania do MMCB, composta por quatro caminhões, chega à cidade nesta sexta-feira. Os veículos carregam todo o material de apoio e vão rodar aproximadamente 12 mil quilômetros pelo Brasil até a grande final.
Fonte: Scania
Nenhum comentário:
Postar um comentário